JÁ FOI CARLINHOS E CHICÃO MAS AGORA É FRANCISCO CARLOS !!
Em 2003 conheci o “chicão” que na verdade chamavam de “Carlinhos” lá na FAF , estudamos juntos na academia de árbitros , junto com George , wladson , da hora ( já mencionado em um post anterior ) . Durante o curso fomos tendo mais contatos e junto com GEORGE a convide do chicão passamos a trabalhar no campeonato organizado pelo “PAPADA” no Benedito Bentes 2 , jogos duríssimos , taxa pequena , mas vontade de praticar e ter novas experiências nos levaram ate aquele campo que para quem não conhece é um torrão danado , onde seguranças são seus amigos árbitros que ficam de fora .lembro-me como hoje o Carlinhos tinha um Tempra vinho , que nos servia de vestiário onde quer que apitássemos esse carro era nossa “ base “ .Apitamos por vários locais de Maceió , peladas , confraternizações etc. . O velho e bom tempo passa e hoje o FRANCISCO CARLOS representa a nossa arbitragem nos gramados BRASIL a fora , pena que vejo nos comentários de maneira em geral que ainda existe um preconceito , mesmo que camuflado , por parte da IMPRENSA , principalmente a SUL e SUDESTE que não esperam ver um arbitro alagoano nos quadros da FIFA , esquecem eles que tivemos por um longo tempo um ASSISTENTE – FIFA , que foi JOSÉ ELIAS GUEDES e TICIANA FALCÃO como a representante feminina no quadro internacional . Independente de resultados de votação que esta rolando para eleger o melhor arbitro brasileiro temos que reconhecer que CARLINHOS esta ai e passando por cima de todas as dificuldades que são impostas a nossa classe e região geográfica , junto com CHARLES , FLAVIO , BIZARRIA entre os centrais .Boa sorte a CHICÃO e que todos os árbitros nordestinos também tenham seu espaço elevando cada vez mais o nome da ARBITRAGEM ALAGOANA.
......................................................................
SE APITAR , NÃO DIRIJA ...A PALAVRA !!
SE APITAR , NÃO DIRIJA ...A PALAVRA !!
Existe uma ligação sempre perigosa entre imprensa ( bloqueiros , twiteiros , sites , repórteres etc.) e os árbitros , afinal qualquer coisa que envolva os MIB ( homens de preto ) seja uma discussão , uma opinião e ate mesmo um posicionamento contrario aos interesses de terceiros podem desencadear uma crise , ou um certo desconforto.Parece que arbitro tem que ser sempre o que os “ outros “ querem , sem poder se expressar e sem ter opinião , ou que estas opiniões tem que agradar a federações , sindicatos e imprensa .Certa vez num jogo comandado por um amigão das bandas de “ capela “ no rei Pelé , seu então assistente ( que tempos depois incendiou seu instrumento de trabalho em pleno trapichão ) assinalou um penal , coisa normal pois faz parte das regras do jogo que o auxiliar de linha ajude o central , porem nesse lance a bola já tinha saído do campo de jogo e daí deu um bafafá danado no clássico entre Maceió x Arapiraca . nessa época o Julian ( bloqueiro ) comandava junto com Romildo Barbosa ( também assistente local ) um programa na radio comunitário do jacintinho , e na resenha da noite eles davam notas aos árbitros que atuaram na rodada , seria mais uma resenha com mais uma nota dada ao arbitro atuante só que a nota dada pelos “ parceiros “ foi alta para um determinado torcedor que ligou para a radio e falou no ar , “ como pode , o arbitro errou e recebeu notas baixas em outras emissoras e na de vocês ele recebe nota alta ? “ . Sem pensar duas vezes tanto Julian quanto Romildo responderam ao torcedor , mas o “ professor “ é A FAVOR !! rs rs e tiraram o torcedor do ar . Não deu outra , no dia seguinte o dono da “ RÁDIA “ ( rs rs ) retirou o programa do ar !! sendo assim meus amigos arbitragem e alguns da imprensa não combinam muito bem , só quando há interesses , então SE APITAR NÃO DIRIJA ... A PALAVRA !!!
Roberto Pimentel
Marinheiro de Convés
Base Maceió-alagoas
82 9124 8708
....................................................................
Pense num assunto “ cabuloso “ ...afinal o comandante da partida ter uma “ segunda pele “ !! mas é inegável que antes serem hoje “técnico em arbitragem “ eram torcedores de equipes , tanto locais quanto a nível nacional e neste dia vou dizer que times alguns torcem afinal nada mais justo saberem dessa curiosidade . Sempre nos jogos mais importantes principalmente das equipes mais tradicionais de nosso estado surgem “ boatos “ , “ insinuações “ e as vezes “ fantasiam “ que determinado arbitro é da “ mancha “ , ou do “ comando “ , dentre outras besteiras do tipo. Mas entendemos ( mas não aceitamos ) esse tipo de comportamento porque afinal o torcedor é um apaixonado por sua equipe e no calor de sua emoção busca justificar um fracasso atribuindo ao “ arbitro “ a sua decepção futebolística .Num episodio ocorrido em penedo ( onde a porta do vestiário quase me lasca , afinal era portão de ferro e que na saída e entrada do campo é levantado / fechado e numa dessas operações ele soltou da mão do rapaz que segurava e daí tomei um cascudo do portão que poderia ter sido mais grave , mas graças a deus foi só o susto ) , voltando a assunto lá em penedo tem uma “ senhora “ que vende laranjas muito conhecida na cidade por sua paixão pela equipe ribeirinha , pois bem num desses jogos essa “ danada “ cismou com minha cara na subida ao campo de jogo e começou a me “ elogiar “ dizendo que eu era “ azul “ , “ vermelho “,“ta com a camisa por baixo “ etc. E que tava comprado e não ia sair dali inteiro , mas nem ela e nem os outros torcedores não imaginam como compreendemos a paixão “deles” por seus times e aceitamos ( sem contato físico ) suas ironias , reclamações mesmo sabendo que nada temos haver com o sucesso / insucesso dos seus .bem vou finalizar então dizendo a equipe que torcem os árbitros daqui de nossa federação , o Piabense – ( do PROFESSOR Canuto ) é o time dos árbitros alagoano !!
Roberto Pimentel
Marinheiro de Convés
Base Maceió-alagoas
82 9124 8708
....................................................................................................................................................................
COMO TUDO COMEÇOU !!!
Talvez muitos pense que todo arbitro é um “ perna-de-pau “ , e que frustrado por não ser um jogador profissional decide então ser “ soprador de apito “ , mero engano afinal temos em nossos quadros alguns bons “ boleiros “ . Em meados de 2003 tínhamos um time de futebol lá na jatiuca que se chamava “ BRASIL “ , todos os finais de semana sempre tínhamos um compromisso com outros “ escretes “ pelos bairros de Maceió , íamos desde Jacarecica ao Benedito Bentes , onde marcassem estávamos lá .Os times sempre estavam presentes mas havia o mesmo dilema em quase todo jogo ...quem vai apitar ? dizíamos que era obrigação do time local conseguir o “ homem de preto “ e eles sempre jogavam a responsa para os visitantes . Num desses “ jogo de empurras “ me colocaram para apitar , de inicio recusei , pois ficava a semana toda esperando pra correr atrás da “ redonda “ e me entregavam um apito e dois cartões nos peitos !! Nesse dia concordei em apitar apenas um tempo e jogar o outro afinal a “ secura “ era demais , mas num é que gostei de comandar o espetáculo , ser chamado de professor ..( risos ) , peguei gosto pela coisa e a partir de então nosso time já andava com um “ arbitro a tira colo “ .Tempos depois ainda empolgado com o desempenho nos finais de semana fui até a FAF saber informações sobre o “ ACADEMIA DE ARBITROS DE FUTEBOL “ , me inscrevi e de quebra convidei um amigo que Tb sempre nos acompanhava em nossos jogos para também ingressar na referida academia , ele topou , e estávamos nós matriculados no curso , EU e GEORGE FEITOZA considerado o melhor arbitro do futebol alagoano em 2011 , concluímos o curso juntos com outros árbitros da atualidade , CHICÃO , RICARDO LARANJEIRAS , ADEILTON HORA e WLADSON . fiquei atuando ate o final de 2007 como arbitro assistente , decidi parar por problemas no joelho e conciliar arbitragem com trabalho.hoje acompanho o futebol profissional e amador e continuo sempre na defesa dos injustiçados de roupa preta .
Roberto Pimentel
Marinheiro de Convés
Base Maceió-alagoas
82 9124 8708
ARBITRAGEM IN MEMORIAM
Hoje cedo estive pensando com que assunto iniciar esse “ post “ , logo me veio a mente os amigos árbitros que convivi e não estão mais entre nós , pessoas que de uma maneira ou de outra contribuíram na formação , mesmo que de maneira involuntária , de alguns árbitros da “ atualidade . Sivaldo Silva , foi um deles , cheguei a trabalhar em alguns jogos com ele , num desses em Santana do Ipanema , naquele “ espaçoso vestiário da arbitragem “ o mesmo sempre sereno ,brincalhão , pena que o destino dele levou a atitudes tão trágicas , outro que também deixou uma lacuna em nossa arbitragem foi o “ polêmico “ Gilson Santos o arbitro da intermediaria ( risos ) , afinal não era qualquer um que no campo do cleto marques luz apitava sempre nessa “ área delimitada“ , professor Rosivaldo Aureliano , um arbitro-atleta que sempre via correndo pela via expressa , sendo bastante prestativo quando solicitado para duvidas e esclarecimentos dos mais novos como eu na época , e o que não poderia deixar de citá-lo o saudoso Professor Edson , sempre nos ajudando na troca de escalas , proibidíssimas pelo Presidente Canuto , mas sempre conseguidas pelo professor Edson , a todos os que passaram pela FAF meus sentimentos de gratidão !!
Roberto Pimentel
Marinheiro de Convés
Base Maceió-alagoas
82 9124 8708