Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ex-árbitro peruano assume ministério da saúde

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, anunciou oivo novos membros do seu futuro gabinete de governo durante uma entrevista n a televisão, dentre eles o ex-árbitro de futebol do Peru, Alberto Tejada Noriega.

Tejada, de 54 anos, é médico e atuou como árbitro internacional, onde participou das Copas do Mundo de 94 (EUA) e 98 (França), apitando um total de 3 jogos. Iniciou sua carreira em 1983 e entrou para o quadro da FIFA em 88, onde ficou até 1998. Este no comando de 14 clássicos entre Alianza e Universitário e também atuou na liga japonesa, a J-League, em 1994.

O apitador foi prefeito do distrito de San Borja entre 2003 e 2010 e aceitou o convite para assumir o ministério da saúde, a convite do presidente eleito Humala.

Ele é filho do também ex-árbitro FIFA Alberto Tejada Burga, que foi o primeiro árbitro peruano a participar de jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo e foi presidente da comissão de arbitragem do seu país.

A importância dos árbitros de futebol fora de campo não é mais um fenômeno restrito a alguns lugares. No Brasil, o ex-árbitro mundialista Carlos Simon assumiu a Coordenação Executiva da Copa do Mundo 2014 no Rio Grande do Sul, a convite do governador Tarso Genro. O árbitro FIFA Evandro Rogério Roman assunmiu a pasta da secretaria de esportes do Paraná. Já Rodrigo Cintra, apesar de radicado na Bahia, faz parte do grupo que organiza a Copa 2014 em Natal, no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: