Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ENTREVISTA COM UM DOS MELHORES ARBITRO ASSISTENTE DO BRASIL, RUBINHO (MT)


1-Nome e idade?
Fábio Rodrigo Rubinho  (31 anos)

2-Quando começou a arbitrar futebol?
Comecei na mesma época que entrei no curso em 2006 , não tive a experiência do amador, fui direto para o profissional.

3-Quando fez o curso de arbitro e como soube que iria haver o mesmo?
Fiz o curso na federação  mato-grossense em 2005, e comecei a atuar em 2006.Entrei para o quadro nacional ‘’cbf’’ em 2008.

4-Como vc treina?Como é sua alimentção?
Treino todos os dias de segunda a sábado de manhã na academia 2 horas puxado, levo minha filha ao colégio e a academia é ao lado no SESI-MT e já fico por lá. As terças e quintas á noite das 19:00 as 21:00 temos educação física pela nossa comissão, e fora isso tenho a sorte de ter o grande amigo e ASPIRA-WAGNER REWAY, ele treina muito e eu o acompanho, ele é personal, então ele me rala bastante, sou o parceiro dele de treinamento.
Minha alimentação é bem controlada, antes de termos a medição da massa corpórea, eu era meio relaxado, agora a cobrança é bem maior e as oportunidades são poucas e tem que ser aproveitadas.
Tomo suplemantação como a WHEY PROTEIN GOLD, e outros suplementos voltados a alta performance.
 
5-Como se prepara para os jogos?
Temos toda uma preparação e logística antes das partidas tanto em nível estadual como nacional.estudar as equipes,estudar lances e se preparar para não ser surpreendidos e procurar ter interação total com os demais integrantes da arbitragem

6-Qual o seu ídolo na arbitragem?
Não tenho ídolos, tenho árbitros que admiro, não só dentro de campo mas fora também, tem o meu brother WAGNER REWAY,SANDRO RICCI com quem fiz minha estréia na série B, tem o grande CHICÃO com quem tive o prazer de trabalhar ,JULIAN FERINO meu amigão esse sou fã dele como assistente, CHARLES HEBERT, o JAILSON FREITAS/ba  e no Brasil á fora muitos amigos a quem passei a admirar.

7-Quem é o melhor árbitro de seu estado p vc e pq?
No momento sem dúvida é o Wagner reway, por ter quebrado um tabu de quase 20 anos sem um aspira no estado e pela excelênte fase em que está passando dentro de campo, muito prestigiado tanto pela comissão estadual como a nacional.

8-Qual é o melhor arbitro assistente de seu estado p vc na atualidade e pq?
admiro muito meu parceiro Paulo Cesar faria/CBF-mt, com quem treino juntamente com o Wagner, nos parecemos muito no estilo de trabalhar, sempre procurando a qualidade dentro de campo.Temos uma dedicação muito grande no que fazemos e ele tem um estilo muito interessante bem parecido ao meu.
 
9-O que é ser do quadro nacional para vc?
Em 1º lugar é representar e levar o nome do meu estado para o Brasil á fora, e  também um sonho conquistado por poucos.Tenho um imenso prazer de colar no peito o escudo á cada ano conquistado pois só quem passa pelo que nós árbitros passamos, sabe o quanto é difícil se manter no topo, treinamentos, dedicação e distância da familia

10-Pretende alcançar o q na arbitragem?
Já me sinto satisfeito pelo que fiz,mas tenho o sonho como todos que estão no quadro nacional de ser árbitro ou assistente FIFA, mas senão vir sou bem tranqüilo e resolvido, saberei lidar com isso.

11-O que é ser arbitro de futebol?
É ter amor no que faz,fazer bem feito e com honestidade, lidar com paixões e ser neutro nas decisões.

12-O q a familia diz de sua "profissão"?
A familia me apóia, sempre torce por mim. Todos na minha família são médicos, e eu atuo na área hospitalar, e sempre estou ausente, por isso as vezes sou muito cobrado em minha outra profissão, por ser bastante ausente, acho que chegará um momento que terei que escolher entre arbitragem e minha profissão fora dela, pois consilhar as vezes é muito difícil.
 
13-Opine sobre sua carreira, qual o jogo mais importante? 
Tenho uma carreira brilhante, dentro do meu estado sou o assistente que mais trabalha nos últimos 4 anos faço todas as finais, nunca tive problema nenhum com qualquer time ou reclamação por erros, sou exemplo dentro e fora de campo e o melhor de tudo isso é ver os alunos novos chegando e dizendo quero ser igual a vc.Tive o prazer de ir a granja COMARY fazer um treinamento logo que entrei na cbf e fui descoberto pelo CORONEL aristeu tavares/RJ,com quem aprendi muito e levo seus ensinamentos até hoje, devo muito a ele,outra pessoa que me ajudou muito foi VALTER J. dos reis/SP, foi quem me ajudou a ser um bom árbitro assistente, devo bastante aos seus ensinamentos, sempre procuro lembrar e agradecer a quem me ajudou na carreira, poucas pessoas fazem isso, deviam lembrar de quem ás ajudou lá atrás.Como sempre digo não sou o melhor no que faço, mas pode ter certeza QUE AMO O QUE FAÇO E FAÇO BEM FEITO.
Meu jogo mais importante foi CORINTHIANS 2 X 0 CEARÁ, na série ‘’B’’ DE 2008 quando o timão subiu pra série ‘’a’’ foi emocionante ver o pacaembu lotado, fiquei surdo de tanto barulho, eu tinha acabado de entrar na CBF e vinha de uma sequência muito boa, anulei um gol milimentrico do ceará, e isso ficou marcado, esse jogo ficou na mídia por várias semanas, e me sinto orgulhoso de fazer parte da história do futebol.Outro jogo importante foi a eliminação do santos em plena vila Belmiro na copa do Brasil pelo CSA por 1 x 0. 

14-Conte um caso que ocorreu de engraçado?
Dia desses em um jogo pela série ‘’b’’ ,estávamos fazendo a vistoria do campo antes do jogo, o quarteto de arbitragem e eu vi um garoto soltando uma pipa dentro do estádio e comentei com o árbitro que por sinal era muito brincalhão vc leu a circular 017...kkkk, ai ele me falou eu li, ai perguntei para o quarto árbitro vc leu a circular 017, ele me respondeu eu não, ai ele me perguntou o que dizia ela, ai eu respondi que falava sobre soltar pipa dentro dos estádio que era proibido se tivesse cerol nas linhas, ai ele ficou encabulado, ué como vou saber se a pipa tem ou não cerol, vou ter que mandar todos os garotos me mostrarem, prá que só foi risada, ele acreditou que tinha uma circular mesmo proibindo o uso de cerol nas pipas dentro dos estádios....casosss da arbitragemmm...kkkkkkkkk
15-Opine sobre a CEAF/MT.
Tivemos um crescimento muito grande depois que nosso chefe o coronel MAGALHÃES assumiu, demos um passo enorme, e estamos crescendo cada vez mais, só tenho a agradecer á ele e os demais componentes como o diretor técnico Mauricio Siqueira ex. árbitro, que chegou agora e já mudou ainda mais e prá melhor, estamos rodiados de gente competente na comissão e isso nos ajuda a crescer com um trabalho justo e transparente que nos dá confiança para trabalhar bem dentro de campo.

16-O que vc mudaria na arbitragem alagoana e brasileira.
Acho que tudo na vida tem suas peculiaridades e desafios, acho que as 2 comissões estão em boas mãos, tanto a nacional como a alagoana, isso é demonstrado nas escalas e nos trabalhos feitos por elas.tenho muito a agradecer ao presidente sérgio correa, pois ele me deu e dá as chances de mostrar meu serviço e qualidade, e o brasil percebe isso, onde que um árbitro dos pequenos centros apitava jogos pelo brasil, ''nunca'', ele mudou isso, hoje árbitros de estados com pouca expressão no futebol do cenário nacional apita em todos os estados, isso é um trabalho bem feito ao longo dos anos.
 
17-Dê um consalho para os que querem fazer o curso.
Façam com vontade,entre com determinação e com prazer no que estão fazendo, não vão achando que ficaram ricos apitando jogos pois isso não é verdade, pois o prazer, a amizade falam mais alto e vêem em 1º lugar, o dinheiro vêem depois , claro que é importante. Se preparar para estar na mídia e ser parado nas ruas e lembrados tanto pelos erros como pelos acertos e viver a adrenalina de comandar uma partida, isso não tem preço.Saber que os que chegam terão que respeitar a comissão que ali está e esperar sua vez chegar sem querer atropelar o sistema, pois tudo tem seu momento. E por último ter paciência pois nem tudo acontece com o tempo previsto ás vezes demora mas o sucesso pra quem se dedica veem tanto a curto como a longo prazo, e que o curso sirva para melhorar o homem que já existe dentro de cada um, pois a arbitragem é sua segunda família, fazendo o curso vc saberá que ali estará pessoas com quem vc vai passar vários finais de semana, em jogos tanto no estado como pelo Brasil á fora.

 








Um comentário:

Anônimo disse...

Desse cara aí eu sou a fã número 1.
Porque além de ser um excelente árbitro assistente, é uma ótima pessoa, humilde, dedicado, educado, prestativo...um ser humando de várias qualidades e o sucesso que ele tem é fruto de muito esforço, ele merece isso tudo e muito mais!