Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ÁGUA - POR ALEXANDRE HENRIQUE

Olá, pessoal,
Hoje falarei um pouco sobre dispositivos e estratégias para economia de água, na construção civil, e no nosso dia a dia.


USO RACIONAL DA ÁGUA 

Economizar água hoje em dia,  não é um discurso exclusivo de um “ecochato”, como alguns tentam intitular aqueles que se preocupam com o meio ambiente.
Economizar água é sinal de maturidade, de educação e de inteligência. Faz-se extremamente necessário, e demonstra preocupação e responsabilidade com o futuro do planeta.
Nem preciso citar a crise de água que ocorre no Sudeste, em São Paulo, mais precisamente. Racionamento é a palavra de ordem!

Diante de um risco ainda mais abrangente de racionamento, o que podemos fazer, para usar a água de forma mais racional?
Bom, com medidas simples, podemos economizar bastante água, pessoal. Aposto que boa parte já ouviu falar em alguma das dicas que irei citar abaixo. Já ouviram, mas também aposto que apenas a minoria aplicou ou aplica as medidas necessárias para economia, porque infelizmente, a gente acaba imaginando ingenuamente, que a água nunca irá acabar, não é mesmo? Então, não podemos relaxar, correto? Vamos lá!





Escovar os dentes, fazer a barba:

FAÇA ISSO NÃO!
Estas simples atividades cotidianas, se mal gerenciadas, causam enorme desperdício de água, e consequentemente, prejuízo financeiro.
Jamais deixe a torneira aberta, enquanto você escova seus dentes. Em 5 min de escovação, com a torneira aberta initerruptamente, você estará desperdiçando 12 litros de água. Portanto, enquanto você escova seus dentes, mantenha bem fechada a sua torneira, abrindo-a apenas para o rápido enxágue. Da mesma forma, o ato de barbear. De 12 litros também desperdiçados enquanto a torneira jorra água durante 5 min, você abrindo apenas para os enxágues necessários, não gastará mais do que 3 litros de água. Imagine no fim do mês, a sua conta, e o quanto você poderá economizar.
                   

Vaso Sanitário:
Há uns 6 anos atrás, comprar um vaso sanitário com sistema dual flush (aqueles com botões de descarga com 3 e 6 litros, acionados de forma independente) era privilégio de poucos, devido ao custo elevado das peças. Felizmente, os produtos encontrados no mercado hoje em dia, estão bem mais acessíveis. Portanto, na hora de reformar ou construir, aproveita e troca aquele seu vaso com descarga na parede (válvula hydra), que gasta entre 10 a 14 litros, a cada acionamento da válvula, por um vaso com caixa acoplada sistema dual flush, certo? Garanto que você não se arrependerá!

          
                                                        
3 E 6 LITROS.
Use uma dessas!


Hora do banho:
Outra atividade que merece toda atenção. Aqui vale a mesma regra enquanto se escova os dentes ou faz a barba: fechar registro enquanto se ensaboa, e abrir somente no enxágue necessário, sem falar no tempo utilizado. Um banho de 15 min com uma ducha, consome cerca de 135 litros de água. Se você reduzir seu banho para 5 min, e fechando e abrindo o registro nos momentos certos, seu consumo chega a aproximadamente 45 litros. Outra dica importante é: se você entrou no box, já sentindo aquela vontade de fazer o xixi, não saia do box pra ir até o vaso sanitário! Faça o xixi enquanto você toma seu banho. Já economizou 3 litros naquela descarga que seria usada para tal finalidade. Pense nisso!

Na cozinha:
Deve-se primeiro, limpar os restos de comida dos pratos e panelas, com esponja e sabão, para em seguida, abrir a torneira para molhá-los. Uma outra dica importante é instalar nos bicos das torneiras, o dispositivo conhecido como aerador, arejador, ou peneirinha. Ele tem a função de misturar ar à água, diminuindo o fluxo, porém mantendo a sensação de volume, direcionando o jato. Por isso, quanto maior a pressão, maior a economia, que varia entre 50% e 80%, segundo fabricantes. E o melhor: não é uma peça cara. Varia entre R$ 4,00 a R$40,00. Vale a pena!


Lavando o carro:
...DE NOVO, FAÇA ISSO NÃO!
Se você gasta apenas 30 min lavando seu carro, utilizando mangueira, saiba que você está desperdiçando mais de 200 litros de água, nessa atividade. Mas você pode reduzir este consumo para 40 litros, usando o balde, uma vez por mês. Que tal?


         
Lavando o passeio:
Outro hábito comum que gera desperdício é o ato de lavar as calçadas com mangueiras. Em 15 min, mais de 270 litros de água são desperdiçados. Por que não utilizar um balde  e vassoura para limpar as calçadas e quintal?

Pinga pinga:
Atenção com alguma torneira mal fechada pela casa. Aquelas simples gotinhas que caem a noite inteira, geram enorme prejuízo, em água e em dinheiro. Portanto, feche bem as torneiras e certifique-se de que não há gotejamento ou vazamentos.





    - Fechou a torneira, menino?
    - Sim, mãe! Tá bem fechada!


Reutilize a água:
Para quem está construindo ou reformando, vale muito a pena investir em sistemas de captação de água de chuva, para ser utilizada na descarga dos vasos sanitários, na rega dos jardins, e lavagem das calçadas. Vale até reutilizar aquela água proveniente da condensadora do Split.

Inúmeras são as possibilidades de utilizar a água de forma mais racional. Para condomínios, tem sido frequente a adoção por medidores individualizados, captação de águas pluviais para jardinagem, e água de descarga, e etc.. Como disse, são várias possibilidades, variando com a criatividade e boa vontade de querer mudar, de querer salvar o planeta, valorizando mais e cuidando melhor deste recurso essencial, porém finito. Sua economia geral pode chegar a até 30% no consumo.
E você?  O que você vem fazendo, quais estratégias você vem adotando para economizar água em sua residência? Compartilhe suas experiências.

A gente se vê na próxima semana. Obrigado, e até lá!




Alexandre Henrique
Arquiteto e Urbanista, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), MBA em Construções Sustentáveis, e Pós-Graduando em Arquitetura Hospitalar, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), apreciador de uma boa música, bom vinho e contato com os amigos e família, viagens; violonista, e praticante de artes marciais nas curtas horas vagas, pra manter o equilíbrio da mente e do corpo, diante deste mundo cada vez mais acelerado.


Nenhum comentário: